Notícias

|<

>|

27-05-2016

Rumo ao Porto para o Seminário “As Provas de Aptidão Profissional e o Conhecimento em Ação”, na Universidade Católica

pic

A Escola Técnica Profissional da Moita participou na 5.ª edição do Seminário Temático “Encontros AR Riscar V”, no Campus Foz da Universidade Católica do Porto, subordinado ao tema “As Provas de Aptidão Profissional e o Conhecimento em Ação V”.

Este seminário inscreve-se no plano de atividades da Rede de Cooperação de Escolas com Ensino Profissional UCP, uma iniciativa do eixo SAME, "Valorização do Ensino Profissional", da Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) da Católica Porto e visa contribuir para a valorização e a capacitação do Ensino Profissional; proporcionar momentos de reflexão e debate sobre os desafios específicos que se colocam ao Ensino Profissional; promover a troca de experiências e de boas práticas ao nível das Provas de Aptidão Profissional; promover a articulação entre os diferentes atores ligados ao Ensino Profissional; perspetivar o conhecimento, enquanto ferramenta para a ação, o emprego e o desenvolvimento; fomentar o trabalho colaborativo e em rede entre professores e formadores do Ensino Profissional.

Foram discutidos novos modos de “ser escola”, que aposte em projetos integradores em que alunos participam na definição dos currículos e meios de avaliação, apresentados testemunhos de boas práticas de escolas, professores e alunos e ainda apresentados depoimentos de diplomados e relatos de projetos e práticas de formação.

Houve ainda uma mostra de PAP através da visita aos stands das escolas e também houve tempo para momentos musicais e artísticos.

Este certame primou pela qualidade dos oradores e intervenções e pela pertinência das temáticas escolhidas, sendo que nele estiveram presentes oradores e estudantes que contribuíram para que este momento de partilha fosse bastante enriquecedor para todos os participantes.

A ETPM fez-se representar pelos alunos Inês Dias do Curso Profissional de Técnico de Produção Agrária; Inês Repolho, do Curso Profissional de Técnico de Restauração, vertente Cozinha/Pastelaria; Liliana Cadete, do Curso Profissional de Técnico de Restauração (vertente Restaurantes Bar); e Pedro Ramos, do Curso Profissional de Técnico de Energias Renováveis. Os nossos alunos mostraram a todos os presentes os projetos que desenvolveram na sua PAP e estiveram à altura do desafio!