Notícias

  • 23-02-2018
    Turma de Comunicação promove reunião de Departamentos
    Turma de Comunicação promove reunião de Departamentos

    O Departamento de Comunicação do 10ºG promoveu uma reunião na Biblioteca Professor Carvalho Rodrigues, com os departamentos de Comunicação das turmas de 10º e de 11º anos.

  • 21-02-2018
     Aula Aberta a Encarregados de Educação pelo 11.º ano de Saúde
    Aula Aberta a Encarregados de Educação pelo 11.º ano de Saúde

    Os alunos da turma de 11.º ano de Auxiliar de Saúde organizaram uma Aula Aberta aos Encarregados de Educação, na Unidade Pedagógica de Saúde, no passado dia 21 de fevereiro.

  • 20-02-2018
    #inFORMA-TE!
    #inFORMA-TE!

    A Escola Técnica Profissional da Moita está a preparar a Oferta Formativa de próximo ano letivo 2018-2019. Apostando na comunicação direta com os jovens e centrando-se na sua formação, integrada no Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, a ETPM avança com o tema  #inFORMA-TE! como mote de campanha para os novos ciclos de formação.

  • 19-02-2018
    Projeto Piloto
    Projeto Piloto "Qualificar para Crescer" em Ação

    Na continuidade do desenvolvimento do Projeto Piloto “Qualificar para Crescer”, os jovens de Restaurante/Bar trabalharam num dos temas incluídos no plano de formação – “O Setor do Turismo em Portugal” – e realizaram uma apresentação aos mentores do Pestana Hotel Group.

  • 16-02-2018
    10.º ano de Cozinha/Pastelaria promove atividade surpresa para E.E.
    10.º ano de Cozinha/Pastelaria promove atividade surpresa para E.E.

    Os alunos da turma 10.° C/D, Curso Profissional de Técnico de Restauração – Cozinha/Pastelaria, receberam, no dia 16 de fevereiro, os seus Encarregados de Educação para a reunião do 2.° período letivo, na qual estiveram presentes também elementos da equipa pedagógica.

  • 16-02-2018
    Arranque de Formações Modulares Certificadas
    Arranque de Formações Modulares Certificadas

    A Escola Técnica Profissional da Moita vai arrancar com as Formações Modulares Certificadas, de frequência gratuita, em várias áreas de formação, para pessoas desempregadas e empregadas. 

  • 16-02-2018
    Fundação Fé e Cooperação em colaboração com ETPM
    Fundação Fé e Cooperação em colaboração com ETPM

    No passado dia 16 de fevereiro, a ETPM recebeu a Fundação Fé e Cooperação (FEC), uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, criada em 1990 pela Igreja Católica em Portugal, que se move pela visão de construir uma sociedade onde cada pessoa possa viver com dignidade e justiça.

     
     

  • 12-02-2018
    Alunos de Bar recebem Encarregados de Educação
    Alunos de Bar recebem Encarregados de Educação

    A reunião, realizada no dia 12 de fevereiro, contou com 22 de 25 encarregados de educação, da turma 10.º B – Curso Técnico de Restaurante –Bar.

  • 09-02-2018
    Futuras TAI apoiaram desfiles de Carnaval
    Futuras TAI apoiaram desfiles de Carnaval

    As futuras Técnicas de Apoio à Infância colaboraram no desfile de Carnaval do Colégio Corte Real e do Município da Moita, em colaboração com a Junta de Freguesia.

  • 07-02-2018
    1.ª Oficina de Reflexão-Ação da Rede de Escolas 4.0
    1.ª Oficina de Reflexão-Ação da Rede de Escolas 4.0

    1.ª Oficina de Reflexão-Ação da Rede de Escolas 4.0, em Ourém, dinamizada pela Escola Técnica Profissional da Moita, conta a presença do Senhor Secretário de Estado da Educação, Doutor João Costa.

     

|<

>|

22-09-2017

Projeto Piloto inicia fase de implementação

pic

“Qualificar para Crescer” - Projeto Piloto, desenvolvido pelo Grupo Pestana e pela Escola Técnica Profissional, inicia fase de implementação. Os jovens do curso profissional de Técnico/a de Restaurante/Bar tiveram a sua primeira aula, no dia 19 de setembro, numa das unidades do Pestana Hotel Group - Pestana Cidadela Cascais. 

O projeto piloto “Qualificar para Crescer” ambiciona a construção de percursos formativos, mais sólidos, ricos e significativos, através de novas formas de relação entre Escola e Empresa, numa colaboração permanente entre professores e especialistas do setor.

Dr. Jaime Morais Sarmento, Diretor dos Recursos Humanos de Portugal e África do Pestana Hotel Group, recebeu os alunos e demonstrou a já antiga vontade de concretizar um projeto tão desafiante quanto este. Seguidamente, o Presidente do Conselho Diretivo da Escola Técnica Profissional da Moita agradeceu, mais uma vez, a confiança depositada pelo Pestana Hotel Group e pelo esforço de todos os envolvidos nesta iniciativa. Seguiu-se a vez do Dr. José Theotónio, CEO do Grupo Pestana, que de forma sobejamente cativante, contou a história do Grupo Pestana, a sua identidade e valores, a forma como esta empresa se tem desenvolvido ao longo dos seus mais de 40 anos, tornando-se o maior grupo português no setor do Turismo, como se tem adaptado e se procura antecipar às mudanças constantes no setor, decorrentes da globalização.

Mais tarde, os mentores dos nossos novos alunos, especialistas do setor e diretores de hotéis do Grupo, que vão inspirar e acompanhar de perto, cada um deles, falaram um pouco do seu trajeto escolar e profissional até chegarem à posição que ocupam atualmente. Assim, formam-se equipas, que vão saudavelmente competir, para que se tornem os melhores. Depois de apresentados todos os mentores - João Martins (equipa preta - Algarve), Ricardo Santos (equipa branca - Algarve), José Carlos Fernandes (equipa verde - Cascais), Marco Madaleno (equipa vermelha - Évora), Pedro Serra (equipa azul - Porto) e João Neves (equipa amarela - Lisboa) e os seus mentorados, foram ainda chamados ao palco, alguns dos formadores do Grupo que os  irão acompanhar ao longo dos três anos.

Houve ainda espaço para muitas mais surpresas, tais como a oferta de um pólo com identificação do Grupo Pestana e da Escola Técnica Profissional da Moita, com a cor correspondente à dos respetivos mentores. Ao longo dos três anos, estes jovens, vão conhecer diferentes unidades hoteleiras do Grupo. Seguiu-se o almoço, oferecido pelo Grupo Pestana, havendo espaço para partilha entre mentores, formadores, professores, pais e alunos, com desafios ao nível da preparação de bebidas simples e compostas e da confeção de pequenas refeições. Desafio superado! Os jovens estiveram à altura.

Ousamos operacionalizar um processo formativo inovador que procura ir ao encontro das expectativas e necessidades dos jovens que se encontram, na última etapa da sua escolaridade obrigatória, e simultaneamente, aproximar aquilo que fazemos aprender na escola com aquilo que as nossas empresas necessitam para, de forma estrutural, se tornarem mais competitivas neste exigente mundo global.