Técnico de Energias Renováveis

pic

O Técnico de Energias Renováveis é um técnico altamente qualificado que programa, organiza, coordena e executa a instalação, a manutenção e a reparação de sistemas solares (térmicos e fotovoltaicos), de sistemas eólicos ou de sistemas de aproveitamento e conversão de biomassa para fins energéticos, de acordo com as normas, os regulamentos de segurança e as regras de boa prática.

Este técnico pode exercer atividade em empresas do setor público e privado ou como empresário.

As principais atividades são: analisar projetos de instalação; identificar equipamentos e acessórios; coordenar e supervisionar a instalação e reparação dos sistemas; diagnosticar anomalias; executar ensaios e controlo do funcionamento de instalações e equipamentos; prestar assistência técnica a clientes aconselhando-os sobre opções técnicas e esclarecendo dúvidas sobre o funcionamento dos sistemas. Está igualmente apto a elaborar relatórios e preencher documentação técnica.

O curso tem a duração de três anos letivos, sendo a sua frequência gratuita.

Este curso destina-se a jovens com o 9.º ano concluído, até 20 anos de idade, que pretendem concluir o 12º ano e, simultaneamente uma profissão - carteira profissional de Técnico Nível IV.