Notícias

  • 17-05-2018
    ETPM e CCR  juntam-se na Biodiversidade pela Zona Ribeirinha do Concelho
    ETPM e CCR juntam-se na Biodiversidade pela Zona Ribeirinha do Concelho

    Os alunos do 10.º ano de Produção Agropecuária lançaram um desafio às crianças do Colégio Corte Real, da sala Perdiz do Mar, e realizaram, ontem, 17 de maio, uma saída de campo com o objetivo de observar a Biodiversidade do Estuário do Tejo, no Sítio das Marinhas e do Rosário, concelho da Moita.

  • 16-05-2018
    A Voz do Aluno ETPM faz-se ouvir no Encontro OCDE Educação 2030 – Paris
    A Voz do Aluno ETPM faz-se ouvir no Encontro OCDE Educação 2030 – Paris

    As “Vozes dos Alunos” da Escola Técnica Profissional da Moita fizeram-se ouvir no VII Encontro Internacional da OCDE 2030, realizado em Paris, França. A Daniela Lima e a Inês Galambas apresentaram a nossa escola nesta reunião informal junto dos representantes os vários países que fazem parte da OCDE.

  • 14-05-2018
    Produção Agropecuária leva jovens a assistir a Sessão de Prevenção de Incêndios em Explorações Agrícolas
    Produção Agropecuária leva jovens a assistir a Sessão de Prevenção de Incêndios em Explorações Agrícolas

    Os alunos do curso Técnico de Produção Agropecuária da Escola Técnica Profissional da Moita assistem a uma importante sessão de esclarecimento sobre a Prevenção de Incêndios em Explorações Agrícolas, realizada na Junta de Freguesia de Alcochete em parceria com a Guarda Nacional Republicana, apoiada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

  • 10-05-2018
    Prémio Criatividade e Inovação na Formação 2018 é ETPM
    Prémio Criatividade e Inovação na Formação 2018 é ETPM

    A Escola Técnica Profissional da Moita é a entidade vencedora do Prémio Criatividade e Inovação na Formação 2018, promovido pela Forma-te com o projeto Constelação 2030 - Caminhos para Inovação na Educação. 

  • 09-05-2018
     Projetos variados nas Provas de Organização de Eventos
    Projetos variados nas Provas de Organização de Eventos

    Desta feita, foram os jovens finalistas de Organização de Eventos que apresentaram os seus projetos finais de curso, simbolizando a conclusão de mais uma etapa deste fim de ciclo formativo. A apresentação realizou-se no dia 9 de maio, na Biblioteca Professor Carvalho Rodrigues – Escola Técnica Profissional da Moita.

  • 07-05-2018
    Inovação e Empreendedorismo nas Provas Finais de Cozinha-Pastelaria
    Inovação e Empreendedorismo nas Provas Finais de Cozinha-Pastelaria

    As Provas de Aptidão Profissional dos alunos de Cozinha-Pastelaria foram apresentadas nos dias 3, 4 e 7 de maio, perante uma fila de jurados constituídos pela equipa técnica e por elementos externos, nomeadamente Dominique Lienhard - PESTANA  HOTEL &  RESORT, David Marques - Sub Chef Executivo do Hotel Pestana Palace e Manuel Alexandre - Chef Executivo do Pestana Cidadela Cascais.

  • 05-05-2018
    Equipa de alunos ETPM apoia Encontro JS Moita
    Equipa de alunos ETPM apoia Encontro JS Moita

    O Encontro da JS Moita realizou-se nas instalações da Escola Técnica Profissional da Moita, no passado dia 5 de maio, e contou com o apoio dos alunos de Organização de Eventos e de Restaurante-Bar.

  • 03-05-2018
    Projetos Peculiares de Restaurante-Bar
    Projetos Peculiares de Restaurante-Bar

    Desta feita, a vez dos projetos das Provas de Aptidão Profissional chegou e os alunos finalistas apresentaram as suas peculiares ideias que se basearam, na sua generalidade, na reinvenção de receitas de cocktails e outro tipo de bebidas.

  • 02-05-2018
    Formações Modulares Certificadas
    Formações Modulares Certificadas

    A Escola Técnica Profissional da Moita vai arrancar com as Formações Modulares Certificadas, de frequência gratuita, em várias áreas de formação, para pessoas desempregadas e empregadas. 

  • 02-05-2018
    #inFORMA-TE!
    #inFORMA-TE!

    A Escola Técnica Profissional da Moita apresenta a Oferta Formativa de próximo ano letivo 2018-2019. Apostando na comunicação direta com os jovens e centrando-se na sua formação, integrada no Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, a ETPM avança com o tema  #inFORMA-TE! como mote de campanha para os novos ciclos de formação.

|<

>|

22-09-2017

Projeto Piloto inicia fase de implementação

pic

“Qualificar para Crescer” - Projeto Piloto, desenvolvido pelo Grupo Pestana e pela Escola Técnica Profissional, inicia fase de implementação. Os jovens do curso profissional de Técnico/a de Restaurante/Bar tiveram a sua primeira aula, no dia 19 de setembro, numa das unidades do Pestana Hotel Group - Pestana Cidadela Cascais. 

O projeto piloto “Qualificar para Crescer” ambiciona a construção de percursos formativos, mais sólidos, ricos e significativos, através de novas formas de relação entre Escola e Empresa, numa colaboração permanente entre professores e especialistas do setor.

Dr. Jaime Morais Sarmento, Diretor dos Recursos Humanos de Portugal e África do Pestana Hotel Group, recebeu os alunos e demonstrou a já antiga vontade de concretizar um projeto tão desafiante quanto este. Seguidamente, o Presidente do Conselho Diretivo da Escola Técnica Profissional da Moita agradeceu, mais uma vez, a confiança depositada pelo Pestana Hotel Group e pelo esforço de todos os envolvidos nesta iniciativa. Seguiu-se a vez do Dr. José Theotónio, CEO do Grupo Pestana, que de forma sobejamente cativante, contou a história do Grupo Pestana, a sua identidade e valores, a forma como esta empresa se tem desenvolvido ao longo dos seus mais de 40 anos, tornando-se o maior grupo português no setor do Turismo, como se tem adaptado e se procura antecipar às mudanças constantes no setor, decorrentes da globalização.

Mais tarde, os mentores dos nossos novos alunos, especialistas do setor e diretores de hotéis do Grupo, que vão inspirar e acompanhar de perto, cada um deles, falaram um pouco do seu trajeto escolar e profissional até chegarem à posição que ocupam atualmente. Assim, formam-se equipas, que vão saudavelmente competir, para que se tornem os melhores. Depois de apresentados todos os mentores - João Martins (equipa preta - Algarve), Ricardo Santos (equipa branca - Algarve), José Carlos Fernandes (equipa verde - Cascais), Marco Madaleno (equipa vermelha - Évora), Pedro Serra (equipa azul - Porto) e João Neves (equipa amarela - Lisboa) e os seus mentorados, foram ainda chamados ao palco, alguns dos formadores do Grupo que os  irão acompanhar ao longo dos três anos.

Houve ainda espaço para muitas mais surpresas, tais como a oferta de um pólo com identificação do Grupo Pestana e da Escola Técnica Profissional da Moita, com a cor correspondente à dos respetivos mentores. Ao longo dos três anos, estes jovens, vão conhecer diferentes unidades hoteleiras do Grupo. Seguiu-se o almoço, oferecido pelo Grupo Pestana, havendo espaço para partilha entre mentores, formadores, professores, pais e alunos, com desafios ao nível da preparação de bebidas simples e compostas e da confeção de pequenas refeições. Desafio superado! Os jovens estiveram à altura.

Ousamos operacionalizar um processo formativo inovador que procura ir ao encontro das expectativas e necessidades dos jovens que se encontram, na última etapa da sua escolaridade obrigatória, e simultaneamente, aproximar aquilo que fazemos aprender na escola com aquilo que as nossas empresas necessitam para, de forma estrutural, se tornarem mais competitivas neste exigente mundo global.