Notícias

  • 26-06-2018
    Qualificar para Crescer entre os finalistas para Melhor Projeto Educacional
    Qualificar para Crescer entre os finalistas para Melhor Projeto Educacional

    Da colaboração entre a Escola Técnica Profissional da Moita e o Pestana Hotel Group, nasce o projeto piloto Qualificar para Crescer, já implementado e em pleno desenvolvimento. Surgindo o fruto da parceria em nome da formação, as duas entidades foram nomeadas finalistas para os Hospitality Education Awards - os prémios que valorizam o talento na Educação e Formação em Hotelaria e Turismo em Portugal.

  • 18-06-2018
    Jovens Qualificar para Crescer na Madeira
    Jovens Qualificar para Crescer na Madeira

    Os nossos alunos de 10.º ano, do curso profissional de Restaurante/Bar, que integram o projeto piloto Qualificar para Crescer, realizaram a sua 3.ª mobilidade, e desta vez, voaram rumo à Pérola do Atlântico.

  • 08-06-2018
    Reflexão do Perfil Profissional de Técnico de Comunicação
    Reflexão do Perfil Profissional de Técnico de Comunicação

    Os jovens do curso Técnico de Comunicação – Marketing, Relações Públicas de Publicidade fizeram da Biblioteca Professor Carvalho Rodrigues o palco para as apresentações das Reflexões do Perfil Profissional de um Técnico de Comunicação, no dia 8 de junho.

  • 08-06-2018
    Nutricionistas alertam para Alimentação Saudável
    Nutricionistas alertam para Alimentação Saudável

    No dia 08 de Junho, os alunos de 11º ano do curso Técnico de Cozinha/ Pastelaria, contaram com a visita de duas nutricionistas do Ginásio KANGAROO Health Clubs. Dr.ª Inês Lourenço e Dr.ª Tânia Albuquerque foram convidadas pelos alunos da turma, no âmbito de um Projeto desenvolvido na unidade de formação - Nutrição e Dietética da Área Técnica. 

  • 07-06-2018
    Ministério da Educação e Ciência, ANQEP e DGE em visita à Escola Técnica Profissional da Moita e Colégio Corte Real
    Ministério da Educação e Ciência, ANQEP e DGE em visita à Escola Técnica Profissional da Moita e Colégio Corte Real

    No dia 07 de junho, a Escola Técnica Profissional da Moita e o Colégio Corte Real receberam a visita de elementos da equipa do Ministério da Educação e Ciência - ANQEP e DGE, que está a acompanhar a implementação do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular nas escolas que aderiram ao mesmo.

     

  • 06-06-2018
    Reflexão do Perfil Profissional de Auxiliar de Saúde
    Reflexão do Perfil Profissional de Auxiliar de Saúde

    No dia 6 de junho, os alunos do Curso Técnico de Auxiliar de Saúde apresentaram a Reflexão sobre o Perfil Profissional de um técnico da área, tendo como base os projetos desenvolvidos no decorrer deste primeiro ano letivo.

     

  • 04-06-2018
    Informação Importante

    Amanhã, dia 05 de julho (quinta-feira) a volta do autocarro das 13h50min será suprimida, devido a realização de visita de estudo neste horário.

  • 01-06-2018
    Feira Pedagógica do Barreiro no Parque da Cidade
    Feira Pedagógica do Barreiro no Parque da Cidade

    A Escola Técnica Profissional da Moita participou em mais uma feira pedagógica. Desta feita, tratou-se da XVII Feira Pedagógica do Barreiro que decorreu entre os dias 30 de maio e 1 de junho, no Parque da Cidade.

  • 29-05-2018
    Alunos de RB recebem Barman João Damiães
    Alunos de RB recebem Barman João Damiães

    Natural da Moita, com 25 anos de idade, João Damiães conta com uma preenchida carreira e com várias experiências profissionais de Bartender, a nível nacional e internacional. Hoje, é Barman no Minibar do Grupo Avillez e é já uma inspiração para os jovens ETPM que o convidaram para assumir o papel de Mentor do 11.º ano de RB.

  • 28-05-2018
    ETPM na 14.ª edição da Biofesta
    ETPM na 14.ª edição da Biofesta

    A equipa da Escola Técnica Profissional da Moita esteve representada na 14.ª edição da Biofesta, durante a Feira Regional de Maio, na Moita. Os alunos de Restauração otimizaram as suas iguarias com produtos biológicos e apresentaram uma ementa saudável a todos os visitantes.

|<

>|

01-02-2018

Jovens entrevistam funcionária do Teatro

Os jovens alunos Ana Catarina Ferreira, Beatriz Sabino, Cláudia Galheto, Matilde Esteves e Onara Parreira, da turma 10.º C/D, durante visita ao Teatro “A Barraca” para ver a peça “A Farsa de Inês Pereira”, entrevistaram a funcionária para saber mais pormenores do espaço e da peça. 

 

Alunas: - Olá, bom dia! Somos da Escola Técnica Profissional da Moita e queremos fazer algumas perguntas relativamente ao teatro e à peça de “Farsa de Inês Pereira” . Qual a origem deste teatro?

Rececionista: - O teatro chama-se a “Barraca” porque foi inspirado num teatro “la barraca” de uma grande autor poeta dramaturgo, Federico Garcia Lorca, que foi assassinado pelo regime de franco em Espanha, em 1936 na época em que o nazismo estava a rebentar por toda a europa.

A: - Por quem foi fundado este teatro?

R: - Este teatro foi fundado com Maria do Céu Guerra e o cenógrafo Mário Alberto um grande cenógrafo português. Estamos no teatro “cineArte” desde 1989.

A: - Qual é o conceito da “Barraca”?

R: - Chama-se a Barraca porque é uma coisa que se monta e desmonta e chega a todo o lado.

A: - Qual é o objetivo deste teatro?

R: - O objetivo deste teatro é percorrer o país todo e chegar a todos os públicos e não ficar só com um único público, o que costumava acontecer com a maioria dos teatros. Após o “25 de abril” a Barraca foi fundada por volta de um a dois anos e meio, surgiu numa altura em que várias companhias de teatro saída melhor de liberdade.

A arte não era de todo um caminho livre os artistas muitas vezes acabavam por receber represálias, ir para a prisão.

A: - Há quanto tempo é que a “Farsa de Inês Pereira” está neste teatro?

R: - A farsa de Inês Pereira teve como primeira encenação em 2006 juntamente com o ciclo de Gil Vicente ao seja várias obras do mesmo. Maria do Céu Guerra é uma especialista nas obras de Gil Vicente, ela é a encenadora desta peça e agora à cerca de 3 anos  porque está num programa obrigatório das escola.

A: - Obrigada pela sua colaboração.

R: - Desfrutem do espetáculo, obrigada.

Parabéns pela entrevista e pela iniciativa! E ainda desenvolveram um trabalho sobre a visita que está disponível para consulta - "Relato do Nosso Dia em Lisboa".

ficheiro informativo Clique aqui para obter o documento desta notícia